Como manter a saúde em dia


Trabalhar, estudar e ter acesso a opções de entretenimento sem sair de casa felizmente é uma possibilidade para muitas pessoas. Entretanto, passar dias e noites no mesmo ambiente, sem contato pessoal com amigos e familiares ou mesmo sem poder fazer certos passeios implica em adotar uma nova rotina completamente diferente. Como fazer para minimizar os efeitos quarentena sobre o nosso organismo? Movimente-se: exercícios físicos são essenciais

A falta de exercícios físicos é um fator que agrava os riscos de doenças cardíacas, diabetes, hipertensão e obesidade. Quando esse fator é combinado com uma alimentação desregrada os resultados podem ser nocivos para o organismo. Portanto, mesmo sem sair de casa, ficar sem se movimentar não é uma opção.

Bastam alguns minutos por dia para que você garanta um melhor desenvolvimento da musculatura e o fortalecimento da sua capacidade cardiorrespiratória.

Não deixe a alimentação saudável de lado

Estar em casa o dia todo é um convite para que possamos “beliscar” alimentos não tão saudáveis assim ao longo do dia. E mais: como há menos movimento, muitas vezes as necessidades calóricas são menores. A reação à quarentena pode ser bastante distinta: há aqueles que por ansiedade comem sem parar, enquanto outros se alimentam menos do que o necessário.

Uma alimentação regrada e saudável é fundamental para evitar problemas de saúde. Alimentos gordurosos, como salgadinhos, bolachas e refrigerantes devem ser evitados. Não deixe de lado as três refeições principais – café da manhã, almoço e jantar – e faça pelo menos outras três refeições mais leves ao longo do dia.

Não deixe de lado as boas noites de sono

O sono é responsável pela manutenção do equilíbrio geral do organismo, pela consolidação da memória e pela regulação da temperatura corporal. Dessa forma, dormir menos do que oito horas por dia certamente significará indisposição, em maior ou menor grau, no dia seguinte.

Embora seja possível trabalhar ou descansar “a qualquer momento”, é mais saudável manter uma rotina de horários de alimentação, trabalho e descanso. Quando o organismo não tem essa referência as chances de que você se perca e descuide em qualquer um desses aspectos é muito maior.


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