Qual a diferença entre sabonete antisséptico e comum?


Com o crescimento exponencial do número de casos de Covid no mundo todo e a fácil disseminação do vírus, água e sabão entraram na lista de importantes aliados na redução do contágio.


Na hora de escolher o melhor sabonete para se livrar de micróbios indesejáveis, no entanto, a dúvida é inevitável: sabonete antisséptico ou comum?


O sabonete – seja ele líquido ou em barra – tem uma estrutura híbrida, com moléculas hidrofílicas e hidrofóbicas. As primeiras são aquelas que possuem afinidade com a água e são solúveis nela. Já as moléculas hidrofóbicas têm aversão à água, ou seja, não são solúveis. Logo uma parte dessas moléculas fisga a gordura e a poeira presentes na nossa pele, enquanto a outra parte adere à água e ajuda a levar toda essa sujeira embora.

Sabonete comum x antibacteriano

E aí vem a primeira diferença entre eles. Enquanto o sabonete comum apenas remove os micróbios presentes nas nossas mãos, o antibacteriano mata vírus e bactérias. Por sua ação mais específica, é indicado para quem está muito exposto a esses patógenos e também para tratar de feridas e machucados. Muitas vezes, o sabonete antibacteriano (também conhecido como bactericida) é indicado por dermatologistas para controlar infecções e irritações. Mas, nesses casos, a visita ao médico é indispensável – só ele pode dizer se o produto é mesmo indicado e qual a melhor opção.


O sabonete antibacteriano também pode ser encontrado como sabonete antisséptico, um termo mais amplo para se referir à propriedade de eliminar microrganismos presentes na superfície da pele.



Nas duas versões, o produto costuma trazer nas composições mais agentes bactericidas que os sabonetes comuns – uma diferença importante, já que aumenta a proteção.


O importante mesmo é lavar as mãos corretamente. Fazer espuma na palma das mãos, espalhá-la até os punhos e também nas costas das mãos, higienizar bem um dedo de cada vez (sem esquecer as unhas!), em um processo que deve durar pelo menos 20 segundos, são passos fundamentais para garantir a eliminação de vírus e bactérias. Incluir o sabonete antibacteriano na rotina de higiene e repetir a lavagem sempre que for ao banheiro e antes das refeições são hábitos que ajudam a garantir mais saúde e menor risco de contaminações.




37 visualizações